Plaquinhas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Leonardo da Vinci e sua contribuição para arte e para humanidade

Oficina do dia 18/07/14 e 26/09/14

Toda oficina começamos com um clipe de música e nesta começamos com o clipe da Música "Aquarela" de Toquinho, porém o clipe mais antigo.


QUEM FOI LEONARDO DA VINCI? 

Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi  em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

Biografia
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.













Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci







Santa Ceia: Obra mais reproduzida no mundo

Principais trabalhos de Da Vinci:

Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne


Trabalhos de  invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.


Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

Você sabia?

Um fato interessante é que, todos os projetos e estudos que Leonardo escrevia, eram de trás para frente e de cima pra baixo, como se fosse um código para que os demais pensadores da época não roubassem suas criações. Observe o vídeo!!!

Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra. Leonardo fazia isso com  tinta a óleo através de suas pinceladas trocando a tonalidade sem percebemos onde começa uma e termina a outra, fazendo a luz e sombra sobre a pintura, pesquisadores dizem que ao pintar "Monaliza" conseguiu esta técnica com 30 camadas de tinta.
  • Para fazer o sfumato faça um desenho utilizando os vários tons do grafite pintando fraco ou mais forte e passe o dedo ou um cotonete por cima tentando esfumaçar. Veja o vídeo!!!

Frases de Leonardo da Vinci:

- "A sabedoria é filha da experiência."
- "Quem pouco pensa, muito erra."
- "A simplicidade é a máxima sofisticação".
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."




APRENDENDO A FAZER

A proposta era fazer a releitura da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, segundo Ariadne Decker o que caracteriza a obra é a posição das mãos, então os alunos foram instigados a fazer a sua Mona Lisa com diferentes personagens porém sempre mantendo a posição das mãos.


Algumas figuras foram colocadas no projetor dando exemplos:


   










Material Utilizado:

  • Um pedaço de tela em rolo;
  • Prancheta em MDF do mesmo tamanho;
  • Tinta Acrílica diversas cores:
tinta Acrílica 250 g Corfix – branco titânio 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 amarelo 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 vermelho da China
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 verde Vessie 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 amarelo ocre 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 azul ftalocianina 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 preto 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G2 violeta permanente 
tinta Acrílica 250 g Corfix – G1 laranja 
  • Pincéis chatos nº 2, 10, 16;
  • Pincel Filete  nº 2;
  • Pote com água;
  • Panos;
  • Rolinho de espuma pequeno;
  • Fita crepe;
  • Bandejinha para as tintas, (pode ser essas de isopor que vem com alimento do supermercado).
  • Lápis 6B e borracha;

Modo de Fazer:
Pegar a tela fixar com fita crepe na prancheta de mdf;
Pintar o fundo da tela com rolinho, o fundo utilizado foi com tinta amarelo ocre.

Espere secar;
Desenhe com lápis 6B a sua releitura, tente não apertar muito lápis. 
Outra dica é observar bem os detalhes da Mona Lisa, observar o tamanho de sua tela e tentar com que seu desenho ocupe um espaço principal nela, e utilize sua criatividade.


Dicas:
Para desenhar o rosto comece marcando na tela uma oval depois divida face em três partes iguais, para fazer a medida do nariz, é a mesma medida como se fossemos fazer mais um olho, essa é a distância que precisamos para ter uma face simétrica. Veja nas fotos onde aparece o quadro negro ao fundo com a explicação.

                          

Veja o início do trabalho:



Resultado do trabalho
 

Grupo 1

 

Grupo 2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário